terça-feira, 16 de março de 2010

Aluguer de Bicicletas

Com o passar dos anos, surgiu a necessidade de "produzir" um Turismo Sustentável , em que o ambiente e os recursos naturais se tornaram num ponto muito importante no desenvolvimento desta actividade.

No Algarve por exemplo, existe a Via Algarviana, que para quem não sabe se localiza no interior algarvio e permite atravessar o algarve (de Alcoutim a Sagres) a pé, apreciando a natureza do interior algarvio.
Por outro lado, e mais à beira-mar, existe a EcoVia, uma via que permite conhecer o litoral algarvio, por bicicleta, passando por caminhos que por vezes nem sabíamos que existiam.

Sendo Armação de Pêra, uma vila do litoral, penso que poderíamos aproveitar a EcoVia para aumentar a oferta turística da vila. A zona da lagoa dos Salgados é das zonas mais bonitas da EcoVia e no entanto a informação que existe sobre isso é muito escassa. Apenas uma placa identificativa junto ao Hotel Garbe, com alguma informação sobre esta via mas sem muitos pormenores.

A minha ideia é investir num sistema de aluguer de bicicletas e dar a conhecer realmente esta via, ou pelo menos o troço mais próximo da vila, para que as pessoas visitem e ajudem a desenvolver o turismo de Natureza, que será concerteza o próximo passo da indústria Turística.

Sendo complicado alguém em nome individual investir num negócio destes, penso que poderia ficar a Entidade Regional de Turismo do Algarve (ERTA) responsável, investindo na aquisição de algumas bicicletas que ficariam à disponibilidade de todos os turistas e habitantes, sendo controlado o seu aluguer pelo posto de turismo de Armação de Pêra, que a meu ver não faz mais nada senão entregar mapas da vila.

O sistema poderia funcionar como o aluguer de um carro, mas com preço mais reduzido, como é óbvio. O investimento efectuado seria rapidamente recuperado e as empresas e comerciantes da vila ainda poderiam ajudar na recuperação desse investimento, patrocinando as bicicletas, fazendo publicidade e promoção à sua empresa.

Penso que este poderia ser um bom campo a explorar, porque mesmo os habitantes de Armação de Pêra, gostariam de conhecer mais dos subúrbios da vila e não podem porque falta-lhes o transporte ideal.

2 comentários:

  1. Para quem quiser alugar bicicletas basta fazer a reserva em www.megasport.pt ou telefonar para 289393044 e as bicicletas serão entregues ao domicilio em todo o Algarve.
    Este serviço existe há 17 anos no Algarve.

    ResponderEliminar
  2. Conheço essa empresa mas a ideia é mesmo ter algo em Armação de Pêra, para que as pessoas percebam que podem utilizar este serviço.

    ResponderEliminar